17 de abr. de 2010

mdadm.conf - Página de Manual em português

NOME

mdadm.conf

Arquivo de configuração para o gerenciamento de RAID via software com o mdadm


SINOPSE

/etc/mdadm.conf


DESCRIÇÃO

O mdadm é uma ferramenta para criar, gerenciar e monitorar dispositivos RAID usando o controlador md (multiple devices) no GNU/Linux.

Algumas tarefas comuns como montagem de arrays podem sr simplificadas descrevendo-se arrays e dispositivos neste arquivo.

SINTAXE

O arquivo deve ser visto como uma coleção de palavras separadas por espaços, tabulações e quebras-de-linha.
Qualquer linha que começa com um espaço em branco ou tabulação é interpretado como se fosse continuação da linha anterior. É preciso ter cuidado com esse particular.
Linhas vazias são ignoradas, porém cada continuação de uma linha anterior deve começar com uma palavra-chave, conforme listado abaixo. As palavras-chave são indiferentas quanto ao tamanho de caixa e podem ser abreviadas para 3 caracteres.

As palavras-chave são:

DEVICE
Uma linha "device" lista dispositivos ( discos, dispositivos de bloco e/ou partições ) que podem ter componentes de um array MD.
Ao enxergar os componentes de um array, o mdadm scaneará estes dispositivos ( ou qualquer outro dispositivo listado na linha de comando do mdadm ).

A linha "device" pode conter um número de dispositivos diferentes (separados por espaços) e
cada nome de dispositivo pode conter curingas como definido pelo glob(7).
Além disso podem haver várias linhas "device" presentes no arquivo.

Alternativamente uma linha "device" pode conter referências a partições. Isso faz com que o mdadm leia o /proc/partitions e inclua todos os dispositivos e partições lá encontrados. O mdadm não usa nomes a partir do /proc/partitions, apenas o maior e o menor número de dispositivo. Ele executa uma varredura no /dev/ para encontrar o nome corespondente aos números.

Exemplos:

DEVICE /dev/hda* /dev/hdc*

DEV /dev/sd*

DEVICE /dev/discs/disc*/disc

DEVICE partitions



ARRAY

As linhas "array" identificam os arrays atuais. A segunda palavra na linha deve ser o nome do dispositivo onde o array é normalmente montado, como /dev/md1.
Palavras subseqüentes identificam o array ou o identificam como membrode um grupo. Se multiplas identidades forem dadas, Um componente é dado em seguida a identidade ALL será considerada uma ponto de partida. Cada palavra tem uma flag de identificação, um sinal de igual e um valor. As tags são as seguintes:

uuid=
É um valor hexadecimal de 128 bits com pontuação intercalada se desejar. Esta deve coincidir com os UUIDs dos superblocos (discos rígidos, partições e dispositivos de bloco válidos).

super-minor=
Este valor é um número inteiro que indica o menor número que foi armazenado no superbloco quando o array foi criado.

devices=
Este valor é uma lista de nomes de dispositivo separados por vírgula ou nomes padrão de dispositivos. Apenas os dispositivos com nomes correspondentes a uma entrada na lista serão usados para montar o array. Notem que os dispositivos listados também devem ser listados em uma linha DEVICE.

level=
O valor do nível RAID.

num-devices=
O valor é o número de dispositivos de um array completo e ativo.

spare-group=
O valor é um nome textual para um grupo de arrays. Todos os arrays que tenham algum nome de spare-groups são considerados como parte de algum grupo. O significado de um grupo de arrays é o que o mdadm quando monitora arrays move um disco de spare de um array em um determinado grupo para outro array do mesmo grupo caso o primeiro array venha a falhar ou perder-se o drive.

auto=
Esta opção declara ao mdadm que ele deve tentar criar os componentes do array caso eles não existam ou estejam com números errados.

Os valores para esta opção são "yes" ou "md" para indicar que um MD array tradicional não particionável deve ser criado, "mdp", "part" ou "partition" para indicar um array MD particionável. ( disponível somente no kernel 2.6 ou superior ). Este conjunto também pode valor acrescentado para indicar quanta spartições para criar arquivos de dispositivos. Ex: auto=mdp5. O default é 4.




MAILADDR
A linha "mailaddr" dá um endereço de e-mail para alertas quando o mdadm é executado no modo MONITOR "--monitor" com a opção "--scan" Deve  apenas haver uma única linha MAILADDR e deve ter somente um único endereço.

PROGRAM
A linha "program" é dada para que o mdadm execute um programa qualquer quando é executado em modo "--monitor" e detecta um evento potencialmente interessante. Este programa pode rodar com dois ou três argumentos.
Apenas uma única linha "program" é permitida e somente um único programa pode ser executado.


EXEMPLOS

DEVICE /dev/sd[bcdjkl]1
DEVICE /dev/hda1 /dev/hdb1

# /dev/md0 is known by it's UID.
ARRAY /dev/md0 UUID=3aaa0122:29827cfa:5331ad66:ca767371
# /dev/md1 contains all devices with a minor number of
# 1 in the superblock.
ARRAY /dev/md1 superminor=1
# /dev/md2 is made from precisey these two devices
ARRAY /dev/md2 devices=/dev/hda1,/dev/hda2

# /dev/md4 and /dev/md5 are a spare-group and spares
# can be moved between them
ARRAY /dev/md4 uuid=b23f3c6d:aec43a9f:fd65db85:369432df

           spare-group=group1
ARRAY /dev/md5 uuid=19464854:03f71b1b:e0df2edd:246cc977

           spare-group=group1
# /dev/md/home is created if need to be a partitionable md array
# any spare device number is allocated.
ARRAY /dev/md/home UUID=9187a482:5dde19d9:eea3cc4a:d646ab8b

           auto=part

MAILADDR root@mydomain.tld
PROGRAM /usr/sbin/handle-mdadm-events

 SEE ALSO
mdadm(8), md(4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário